A cirurgia do contorno corporal

O Brasil é atualmente o segundo país no mundo em cirurgias plásticas realizadas por ano e caminha em breve para alcançar a hegemonia. Tal fato pode ser explicado pelo período de estabilidade econômica, mas sem dúvida a brilhantes nomes da Cirurgia Plástica brasileira que com tanto empenho lutaram por esta especialidade e seu desenvolvimento. Dentre estes, notável nome e patrono de nossa especialidade: professor Ivo Pitanguy, que com tamanha humanidade e dedicação desenvolveu durante sua vida diversas técnicas (mama, abdome, face, nariz e outros), que hoje são conhecidas em todo o mundo.
A cirurgia de contorno corporal envolve procedimentos cirúrgicos que tentam moldar o corpo trajendo aspecto mais jovial e com contorno mais natural. Podemos citar as seguintes cirurgias: lipoaspiração, lipoescultura, redução de mama, levantamento de mamas, aumento de mama com protese, aumento de bumbum, plástica de abdome, retirada de escesso de pele em braços e coxas.
Tais procedimentos podem ser associados, porém existem limites a serem respeitados, principalmente com relação a condição de saúde do paciente, ao número de procedimentos, ao tempo cirúrgico, aos cuidados no pós operatório e aos limites que a própria Cirurgia Plástica ainda apresenta.
O paciente deve ter ciência das limitações cirúrgicas, seja quanto a de haver cicatriz, do limite de gordura ser permitido e seguro aspirar, de volume de prótese a ser colocado, da localização da cicatriz, dos riscos inerentes a qualquer procediemnto cirúrgico, das possíveis complicações, do cuidado no pós operatório, afinal o resultado cirúrgico é um conjunto de fatores interelacionados que dependem do paciente (por exemplo a cicatrização, nutrição e cuidados no pós operatório), do cirurgião e equipe e das interações com o meio.
O ideal é que o paciente a ser submetido a procedimento cirúrgico esteja em condições de saúde mental e física adequadas, realizando procedimento com cirurgião habilitado e perito ( http://www.cirurgiaplastica.org.br/ - digite o nome do médico e descubra se ele é cirurgião plástico) e em local adequado as exigências e cuidados. Consulte com um cirurgião plástico e tire suas dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calor e Cirurgia Plástica

Será que sou candidata a realizar uma lipoaspiração