Entendendo a formação de um cirurgião plástico

Atualmente, o acesso a informações tem facilitado e proporciona a população um grau de esclarecimento amplo, que apesar da superficialidade produz um significativo grau de informação aos curiosos.
Buscando orientar os pacientes que desejam realizar uma cirurgia plástica ( lipoaspiração, redução de mamas, lifting de mamas, aumento de mamas, redução de abdome, plástica no nariz, plástica na face, plástica na orelha, cirurgia no bumbum e outras) descrevo sucintamente o que é necessário para um médico tornar-se cirurgião plástico.
Primeiramente, o médico é graduado em medicina porque estudou durante 6 anos a faculdade. Ao término da faculdade, este realiza uma prova, bem mais difícil que o vestibular porque existem poucas vagas, para realizar Residência médica em Cirurgia Geral, o qual deverá cursar por dois anos.
Cabe diferenciar o interno do médico-residente. O interno é o estudante de medicina que está nos seus últimos anos de faculade, enquanto o médico residente é médico registrado realizando especialização médica.
Após realizar a Residência médica em Cirurgia Geral, este deverá passar por outra prova, ainda mais difícil que aquela, onde realizará residência em Cirurgia Plástica por mais 3 anos. Vale ressaltar que são no mínimo 60 horas semanais o período de residência, em que o médico na prática irá buscar atuar em todas as possíveis responsabilidades relacionadas a sua especialidade.
No Brasil a residência em Cirurgia Plástica é observada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e pelo MEC. Realizar cursos de fim de semana, que são em sua maioria teóricos, não habilita a nenhum médico citar especialização médica nem o coloca em perícia na especialização .
Sugiro aos leitores que quqndo forem procurarem informações sobre um médico, procurem na sociedade médica da especialização e no conselho regional de medicina. Todo médico quando possui especialização a fim de exerce-la deve registrar sua especialização no conselho regional de medicina. Visite http://www.cirurgiaplastica.org.br/ ou http://www.portal.cfm.org.br/ .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Calor e Cirurgia Plástica

Mamas: um desafio a gravidade